NOTÍCIAS Produtor, aqui você fica bem informado.

Publicado em 13/08/2021

Dia de Campo apresenta pesquisas e benfeitorias no câmpus de Umuarama

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/07), no Câmpus Fazenda de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi realizado, nesta mesma data, um Dia de Campo. Com presença da Reitoria, foram apresentadas pesquisas agronômicas recentemente realizadas, bem como benfeitorias feitas no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).

Pesquisadores docentes e discentes do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA) da UEM estão alcançando o dobro ou até o triplo de plumas em uma lavoura de algodão por meio da adoção de um bom manejo de irrigação e controle de pragas agrícolas na fase produtiva. O estudo é liderado pelos professores João Paulo Francisco e Julio César Guerreiro. Houve colheita de parte do algodão e houve presença de docentes, alunos, produtores rurais e imprensa no Dia de Campo.

“O Dia de Campo tem o objetivo de estimular agricultores, técnicos e estudantes no sentido de construir conhecimentos e demonstrar inovações agronômicas obtidas através de pesquisas apoiadas pela Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar) e pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA)”, destaca Guerreiro. Também é momento para se comprovar as viabilidades econômica, social e ambiental da retomada do desenvolvimento do algodão e de sua cadeia produtiva “como opção de cultivo a ser adotada em primeira ou segunda safra para o estado do Paraná”.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, vê os resultados como promissores. Ele falou no evento, assim como: Francisco e Guerreiro; o diretor do CAU, Rodrigo Tartari; o diretor-presidente da Acopar, Almir Montecelli; o coordenador técnico da Acopar, Otaviano Lelis; e os consultores da Acopar, Wilson Paes de Almeida e Ruy Seiji Yamaoka. “Nosso foco prioritário é o desenvolvimento regional por meio de pesquisas, desenvolvimento científico e tecnológico, extensão e formação, tanto em graduação quanto em pós-graduação”, frisa Dias Silva.

Saiba mais - De acordo com o governo federal, as estimativas apontam que o Agro brasileiro alimenta cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo. E segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos 2020/21 alcança a marca de 264,8 milhões de toneladas, o que equivale a 7,9 milhões de toneladas a mais do que no período anterior.


Leia a matéria na íntegra em: https://bit.ly/3yM7FY0


Fonte: ASC - UEM